Notícias

2014 - Ano Internacional da Cristalografia


2014yiocA Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2014 Ano Internacional da Cristalografia. A UNESCO, em parceria com a União Internacional de Cristalografia, assumiu a liderança e a coordenação desta efeméride.


De acordo com as orientações da UNESCO, a Comissão Nacional da UNESCO e o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências - IGCP (coordenação), em parceria com o Comité Português para a Matemática do Planeta Terra, serão responsáveis pela dinamização da efemeridade a nível nacional e nas PALOPs. Entre os objetivos propostos para a efeméride estão a divulgação da importância da Cristalografia como suporte de várias ciências fundamentais (em particular das Geociências), o particular direcionamento deste conhecimento para um público jovem (exposições, conferências, demonstrações práticas nas escolas), apoiar a iniciativa, fomentar a colaboração entre cientistas a nível internacional, apoiar a Iniciativa África em Cristalografia (e criar programas semelhantes na Ásia e América Latina) e envolver as entidades internacionais que participam na questão da Radiação Síncrotrão e de Neutrões (incluindo o Projeto SESAME).

Em Portugal, o lançamento oficial do Ano Internacional da Cristalografia teve lugar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, no dia 12 de março de 2014, numa parceria entre a Comissão Nacional da UNESCO, a UTAD, o Comité Português para o Programa Internacional de Geociências da UNESCO (IGCP) e o Comité Português da Matemática do Planeta Terra.

Mais informações aqui e aqui.

Pode consultar aqui a brochura informativa.

Patrocinadores

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa