Notícias

1º workshop Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais (PPRM)


Cartaz2013_PPRM_small



Decorreu no passado dia 29 de janeiro o 1º Workshop da Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais, promovido pela APG em parceria com a DGEG e o LNEG, e com o apoio da Assimagra e da ANIET.

Na sequência do Workshop a APG foi convidada a participar numa reunião com o Sr. Ministro da Economia e do Emprego e com o Sr. Secretário de Estado da Energia no passado dia 15 de fevereiro, tendo entregue um documento síntese e que sumariza aquilo que, de acordo com as contribuições recebidas no Workshop, são problemas críticos do setor. No mencionado documento a APG apresentou também soluções e exemplos estrangeiros e nacionais de abordagens bem sucedidas.

Foram entretanto efetuados contatos com a Assimagra, a ANIET, o Cevalor e a Valorpedra, tendo-se obtido um acolhimento muito favorável destas instituições e a garantia do envolvimento dos respetivos associados.

As próximas etapas consistem em:

1. Definir o edifício jurídico de suporte da Parceria Portuguesa para os Recursos Minerais sendo que, de acordo com a análise já efetuada em conjunto com as Associações Empresariais, a solução que melhor se adequa, que está legalmente estatuída e que garante às empresas e aos Centros de Investigação financiamento bonificado caso recorram a fundos comunitários, é a da criação de um “Pólo de Competitividade para os Recursos Minerais”;

2. Promover imediatamente (março e abril) reuniões com pequenos grupos de trabalho (do tipo focus group) para definir e hierarquizar as principais necessidades do setor e formas de as resolver.

Os resultados do questionário prévio para identificação de problemas do setor e soluções, bem como o resumo das conclusões principais podem ser consultados aqui no Website da APG  em Centro de Informação > PPRM.

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa