Notícias

Faleceu João Pais

prof_joopais_150px
João José Cardoso Pais, Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa (UNL), nasceu em Cabeção (Mora), a 14 de Outubro de 1949 e faleceu em Faro, a 19 de Fevereiro de 2016. Licenciado em Geologia na Faculdade de Ciências de Lisboa em 1972, aí iniciou, no ano seguinte, uma carreira docente, como Assistente Eventual.

Em 1976 transferiu-se para a UNL, sendo um dos elementos do grupo que constituiu o embrião inicial do Departamento de Ciências da Terra da FCT/UNL. Aí desenvolveu toda a carreira académica e de investigação, onde desempenhou as funções de Presidente do Departamento, desde 2000 até à aposentação, em 2013. Tendo-se especializado em Paleobotânica e Palinologia e na Estratigrafia das unidades terciárias das bacias do Tejo e do Algarve, além de extensa actividade de gestão e administração universitárias, colaborou intensamente em projectos de investigação com colegas de outras universidades portuguesas e estrangeiras e no apoio à cartografia geológica desenvolvida pelo LNEG. Era, desde 2009, membro da Comissão Editorial da revista Geonovas. Do seu curriculum vitae constam mais de duzentas publicações científicas.

O João Pais, como todos o conheciamos, era um excelente docente e investigador, manifestando grande disponibilidade para apoiar quantos, colegas e estudantes, se lhe dirigiam para qualquer tipo de colaboração e/ou apoio. Calmo e esclarecido, nada dado a polémicas, sempre procurando consensos, deixa em todos nós uma profunda saudade.

Eu e o João Pais éramos próximos e o caminho percorrido durante mais de 40 anos (foi meu aluno, meu assistente e depois meu colega e participei ainda nos júris de todas as suas provas académicas) permitiu que a amizade se instalasse serenamente. Deixo aqui o meu preito de homenagem a quem mostrou uma dedicação exemplar à sua Universidade, aos amigos e colegas.

por Rogério Rocha

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa