Notícias

Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho na Região do Douro Superior”

banner_promocionais-02_150px
O Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho na Região do Douro Superior”
irá decorrer de 07 a 09 de abril, em Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Freixo de Espada à Cinta, e incluirá conferências, debates, provas de vinho e visitas a espaços museológicos e quintas vitícolas, assim como, excursões de campo, onde se abordarão as características geológicas e vitivinícolas da Região.

Este seminário, organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Museu de Geologia Fernando Real (UTAD) e o Centro de Formação da Associação de Escolas Centro-Oeste, permitirá aos participantes adquirir saberes relativos às interações entre a geologia, a vinha e o vinho, para além dos conceitos relativos ao Geoturismo e ao Enoturismo. Pretende-se, igualmente, promover e divulgar o património geológico, vinhateiro e paisagístico da Região do Douro Superior, bem como o seu património histórico, arqueológico e cultural.

São destinatários deste seminário os docentes dos grupos de recrutamento 230 (Matemática e Ciências da Natureza), 520 (Biologia e Geologia) e 420 (Geografia), entre outros, os profissionais de Geologia, de Viticultura e Enologia, os profissionais de outras áreas, os estudantes e os geoturistas.

Consulte aqui as condições de inscrição no Seminário e aceda aos respetivos formulários.

Aceda aqui ao website do Seminário.

O Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho na Região do Douro Superior” insere-se no Plano de Formação para Docentes da APG e terá uma duração de 25h, permitindo a obtenção de 1 crédito. A ação está em processo de acreditação pelo CCFPC.

Em associação ao Seminário "A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho na Região do Douro Superior", realizar-se-á no dia 7 de abril o Curso de Formação “Geologia, Vinha e Vinho”. Neste curso será apresentada uma visão geológica das regiões vitivinícolas de Portugal, dando-se ênfase à geoquímica das rochas e sua respetiva influência no vinho. Serão abordados e discutidos os conceitos de Terroir e zonagem vitícola e definidos os estilos de vinho produzidos na Região do Douro Superior. A problemática das alterações climáticas e as suas implicações vitivinícolas será, igualmente, um tema a debater. Este curso de formação incluirá, ainda, uma reflexão sobre as novas oportunidades que a Geologia e a Enologia podem proporcionar ao turismo na região do Douro, quando abordadas em simultâneo, tendo em vista o seu desenvolvimento sustentável.

São destinatários deste curso os profissionais de Geologia, de Viticultura e de Enologia, os técnicos de turismo, os profissionais de outras áreas e os estudantes.

Consulte aqui as condições de candidatura no Curso de Formação e aceda ao respetivo formulário.

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa