Notícias

VII Jornadas APG “Geologia e Gestão de Riscos” | 10 Novembro 2017 | FCUP

banner_vii_jornadas-02_150px
Desde sempre, a humanidade conviveu de perto com diversos tipos de perigos naturais (geológicos, climáticos, entre outros). As ameaças produzidas por eles condicionaram muito a escolha de sítios para fixação das populações, bem como as rotas migratórias. No entanto, muitos dos locais potencialmente perigosos, nomeadamente junto a áreas com atividade vulcânica, constituíam zonas onde as populações encontravam condições de vida mais fácil, como por exemplo, solos férteis, acabando por aí se estabelecerem.

Nas últimas décadas, devido ao crescimento exponencial da população mundial, os riscos associados aos perigos naturais têm-se intensificado de forma dramática, particularmente nos países em desenvolvimento. A velocidade com que se realizam todos os tipos de construções, desde a habitacional à das obras públicas, e a ocupação indiscriminada de áreas de território não permitem um conhecimento e uma avaliação adequada dos riscos e a consequente definição de possíveis ações de controlo e mitigação, pondo em risco as populações e os seus bens. Igualmente, o desrespeito por normas de ordenamento e construção, para além da ausência de planeamento, como por exemplo em zonas sísmicas, e uma ineficaz ou inexistente fiscalização acarreta , com frequência, elevados prejuízos humanos e materiais para a sociedade. Torna-se assim também prioritária a avaliação dos potenciais riscos geotécnicos que poderão estar associados àquelas estruturas, minimizando o seu impacto quer junto das populações, quer nas próprias infraestruturas. Por outro lado, o desconhecimento das populações relativamente aos perigos naturais a que estão expostos, gera, muitas vezes, uma despreocupação face aos mesmos e a adoção de comportamentos que podem pôr em risco a sua própria vida.

A exploração de recursos geológicos continua a ser uma atividade relevante e essencial para o atual desenvolvimento da Sociedade. Embora, a maioria dos riscos ambientais relacionados com a atividade mineira e afins tenham sido minorados, principalmente nos países mais desenvolvidos, continua a ser significativo o seu impacte ambiental nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. No entanto, mesmo nos países em que a maioria das questões ambientais estão acauteladas, importa considerar outros riscos passíveis de impor danos no ambiente.

Por outro lado, os riscos associados à exploração de recursos geológicos não abrangem apenas as preocupações ambientais, mas estão também relacionados com questões económicas, como por exemplo os ciclos de negócios, as receitas impulsionadas pelas flutuações dos preços das commodities e das taxas de câmbio, a emergência de novos países produtores e os custos associados com a exploração, licenciamento, construção, reabilitação e remediação das áreas exploradas. Estes fatores têm, não só, impacto no ciclo de vida de uma exploração, mas também poderão ser relevantes para a economia de um país.

Estes temas enquadram-se no campo de atuação dos geocientistas e apesar do conhecimento científico nestas áreas ser já considerável, muito há ainda a realizar em termos teóricos e práticos, quer em relação à sensibilização da Sociedade, quer no que concerne ao avanço tecnológico, bem como à implementação de ações mitigadoras do risco.

A comunidade geocientífica enfrenta, assim, diversos desafios no que se refere à abordagem destes temas junto da Sociedade. Como poderemos envolver os decisores políticos e traduzir o nosso conhecimento científico na avaliação dos riscos, de forma a que este seja entendido por todas as partes envolvidas? Que ações mais eficazes poderemos ter junto das populações que permitam a sua melhor compreensão sobre os riscos, de modo a permitir que tenham uma atitude mais consciente face aos perigos naturais?

Venha debater e explorar estes temas nas VII Jornadas APG!

Website: https://viijornadasapg.wordpress.com/

Patrocinadores

maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp

 


logotipo ds_transp_100px

 

als-logo-rgb_transp_100px

 

swick drilling europe logo final rgb

Escolha a sua Língua


Pesquisa