Notícias

VIII Jornadas APG "O novo paradigma energético"

banner_viii_jornadas-02_150px
No dia 22 de fevereiro de 2019 decorreram, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, as VIII Jornadas APG, subordinadas ao tema “O novo paradigma energético”, organizadas pela Associação Portuguesa de Geólogos. A edição deste ano tinha como objetivo abordar o mix energético sob diferentes perspetivas, por especialistas com formação diferenciada, e discutir o papel de cada interveniente na procura de soluções de qualidade para as gerações futuras. De facto, é urgente a necessidade de transição para uma economia de baixo carbono, sendo as competências das Geociências essenciais em cada passo do ciclo energético.

As VIII Jornadas APG incluíram, nos dois dias antecedentes, um curso de formação, intitulado “Introdução aos sistemas geotérmicos superficiais”.

Este curso de formação, acreditado pela Federação Europeia de Geólogos, teve como objetivos compreender os sistemas geotérmicos superficiais, capacitar os profissionais para o desenho de instalações geotérmicas de climatização com bomba de calor geotérmica e avaliar o potencial de exploração da geotermia superficial em Portugal e as possíveis aplicações desta tecnologia.

Julgamos que as VIII Jornadas APG proporcionaram um fórum aberto de discussão sobre o atual e o futuro panorama energético do nosso país, tendo-se destacado alguns dos desafios que os geocientistas enfrentam no que se refere à temática energética, bem como as oportunidades que a transição energética apresenta. Foi consensual a necessidade de uma maior intervenção social da comunidade geocientífica para o esclarecimento da sociedade e para um debate informado, suportado em conhecimento científico.

Nestas VIII Jornadas APG teve, ainda, destaque o projeto europeu CHPM2030, que tem como objetivo desenvolver uma nova tecnologia, que combina a produção de energia geotérmica profunda com a extração de metais dissolvidos em fluidos geotérmicos, num único processo interligado (Combined Heat Power and Metals - CHPM). O projeto investiga tecnologias que permitam melhorar a viabilidade económica da utilização de energia geotérmica obtida a partir de formações geológicas ricas em metais, localizadas a profundidades superiores a 3 Km. O objetivo principal é viabilizar a coprodução de energia e a obtenção de metais, num processo susceptível de optimização em função da procura. O projeto testará este conceito tecnológico à escala laboratorial. A APG é uma das entidades participantes neste projeto.

A APG deseja agradecer a todos aqueles que apoiaram e contribuíram para que as VIII Jornadas APG fossem realizadas com sucesso.

O álbum com uma seleção de fotografias tiradas durante as VIII Jornadas APG está disponível aqui.

Consulte a Nota Informativa das VIII Jornadas APG: versão PDF | versão online.

MAIS INFO [+]

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa