Notícias

Sismo de Samos

apg_esfera-01
No passado dia 30 de outubro ocorreu um sismo de magnitude 7 junto à ilha grega de Samos.

Este sismo teve origem numa falha normal pouco profunda com direção Este-Oeste e produziu um tsunami que invadiu a costa da Turquia. Esta é uma região tectonicamente complexa localizada no contexto geral da colisão entre as placas Africana e Eurasiática, em que a primeira mergulha sob a segunda numa zona de subdução (o Arco Helénico). O sismo teve origem na bacia de retroarco desta zona de subducção, no Mar Egeu, que é caracterizada por extensão extrema. Nesta região, a fronteira de placas é relativamente complexa, sendo possível individualizar uma pequena microplaca tectónica, a placa da Anatólia, que apresenta uma componente de extrusão para Oeste, o que faz com que a zona do Mar Egeu apresente um grande número de falhas normais e de desligamento que se intercetam numa complexa malha tectónica de falhas sísmicas.

Em 1688, ocorreu na mesma zona um sismo de magnitude semelhante que causou cerca de 16 000 mortes. Nos dias de hoje a maior parte das construções naquela região já estão preparadas para resistir a este tipo de sismos, sendo que mesmo assim houve vários edifícios que colapsaram.

 

img-20201102-wa0000



















Fonte: Jason Robert Patton; http://earthjay.com

por João Duarte, Professor Auxiliar e investigador do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto Dom Luiz

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa