Notícias

O planeta inteiro prepara-se para celebrar a sua geodiversidade em 2022

international geodiverity day

Está confirmada a implementação do Dia Internacional da Geodiversidade – uma proposta encabeçada pelo geólogo José Brilha –, após a aprovação final durante a 41ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no início desta semana.

A partir de agora, o dia 6 de outubro será assinalado com a celebração, em todo o mundo, da geodiversidade e da sua importância para o bem-estar e prosperidade de todos os seres-vivos no nosso planeta.

A ideia para a criação desta efeméride surgiu em maio de 2020, durante um encontro de especialistas em geodiversidade e património geológico, a Oxford Geoheritage Virtual Conference, que reuniu mais de 600 participantes de mais de 60 países. Na ocasião, quatro delegados da conferência, liderados pelo geólogo português e membro da APG José Brilha, propuseram definir um dia para consciencializar as populações em todo o mundo sobre a importância dos elementos não-vivos da natureza.

Esta iniciativa recebeu o apoio de diversas organizações nacionais e internacionais, em particular da Delegação Permanente da UNESCO em Portugal, que ajudou a submeter a proposta. António Sampaio da Nóvoa, o embaixador de Portugal na UNESCO afirmava à agência Lusa, em abril de 2021, que a "UNESCO sempre foi muito conhecida pela proteção do património cultural e a ideia do património natural, ligado à geodiversidade, está a ganhar muita força".

Toda a informação sobre o Dia Internacional da Geodiversidade será partilhada no site geodiversityday.org. Poderá também acompanhar as atualizações sobre os planos para a primeira celebração deste dia através das páginas de Facebook e Twitter do projeto.

O logotipo do Dia Internacional da Geodiversidade é da autoria de Silas Samuel dos Santos Costa, estudante de Geologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, Brasil). Este foi o trabalho vencedor da competição para o logotipo do Dia Internacional da Geodiversidade e pode ser utilizado livremente em todas as iniciativas ligadas a esta comemoração.

A APG gostaria ainda de felicitar a equipa do Dia Internacional da Geodiversidade, constituída por José Brilha, Murray Gray, Jack Matthews e Zbigniew Zwolinski.

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa