Notícias

Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e dos Museus do Vinho no Alto Douro Vinhateiro”

imagem seminrio 150 px
Nos próximos dias 1, 2 e 3 de abril de 2016, irá decorrer o Seminário “A Geologia na Rota da Vinha e dos Museus do Vinho no Alto Douro Vinhateiro”, em Peso de Régua. O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Geólogos, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e com a Rede de Museus do Douro (MuD).

O Seminário Anual da APG pretende abordar as geociências no contexto do desenvolvimento sustentável da Terra, como também, abordar temáticas multidisciplinares, nomeadamente, as interações entre a geologia e a viticultura, divulgando a paisagem e o património geológico da Região do Alto Douro. É um evento que dá a conhecer ao público a arte da viticultura, contribuindo para o incremento da motivação relativa à abordagem e tratamento das questões ligadas à conservação da natureza (geodiversidade e biodiversidade).

A edição de 2016 incluirá conferências, debates e exposições no Museu da Casa do Douro (Peso da Régua) e visitas a espaços museológicos da MuD e quintas vitícolas, para além de excursões de campo para se observar a paisagem e lugares com património geológico.

Este seminário tem elevado interesse didático, científico e pedagógico, pois permite aos participantes adquirir saberes relativos às temáticas multidisciplinares expostas, para além de promover e divulgar a rede de museus do vinho e o património geológico, vinhateiro e paisagístico da região do Alto Douro Vinhateiro.

No âmbito do seminário serão apresentadas duas sessões de palestras, intituladas “Geologia, Geomorfologia e Edafologia” e “Viticultura, Geoturismo e Enoturismo” e visitas guiadas aos Museus do Douro (Peso da Régua), de Geologia Fernando Real (Vila Real), do Pão e do Vinho (Favaios) e do Vinho (S. João da Pesqueira) e às Quintas do Portal (Celeirós) e Carvalhas (Pinhão) e à Adega Gran Cruz (Alijó). Junta-se ainda diversas provas de vinhos, dirigidas por reputados enólogos da região.

São destinatários deste Seminário os docentes dos grupos de recrutamento 230 (Matemática e Ciências da Natureza), 520 (Biologia e Geologia) e 420 (Geografia), entre outros, outros grupos profissionais, geoturistas,  profissionais de geologia e público interessado nas temáticas abordadas.

O Seminário está em processo de acreditação pelo CCPFC.

MAIS INFO [+]

Patrocinadores

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa