Notícias
“As águas termominerais da região de Estoril: características físico-químicas e potencialidades geotérmicas” | 29 de abril – LNEG
No próximo dia 29 de abril, decorrerá a Palestra “As águas termominerais da região de Estoril: características físico-químicas e potencialidades geotérmicas“, proferida por Rayco Diaz no Auditório Carlos Ribeiro, Laboratório Nacional de Energia e Geologia – LNEG, em Alfragide.
O evento faz parte do Ciclo de Palestras 2016 do LNEG e realizar-se-á pelas 16:30 horas.
A inscrição na palestra é gratuita, mas sujeita a confirmação e deverá ser feita aqui.
Resumo:
Na região de Estoril, próxima de Lisboa, existem águas subterrâneas com características termominerais que têm sido aproveitadas desde há séculos com fins de balneoterapia. Na palestra serão descritas as principais características físico-químicas destas águas à luz dum novo estudo hidrogeoquímico desenvolvido entre os anos 2013 e 2014, no qual foi também avaliado o seu potencial como recurso geotérmico de baixa temperatura.
Nota biográfica:
Rayco Marrero Diaz é licenciado em Geologia pela Universidade de Granada e mestre em Química e Engenharia Química pela Universidade de La Laguna, Tenerife. Após a sua especialização na área de hidrogeologia no Instituto Tecnológico de Energias Renovables – ITER (Tenerife), concluiu em 2010 a tese de doutoramento em hidrogeoquímica de terrenos vulcânicos na Universitat Politécnica de Catalunya, Barcelona. Desde janeiro de 2012 tem uma bolsa de pós-doutoramento na Unidade de Geologia, Hidrogeologia e Geologia Costeira do LNEG, para desenvolver o projeto “Hidrotermal – Caracterização, Proteção e Gestão dos Recursos Hidro-Termais de Lisboa no Plano de Sustentabilidade Energética e Ambiental: Modelo Físico-Químico Conceptual do Reservatório Geotérmico Cretácico (RGC)”. Tem publicado vários artigos científicos em jornais com revisão científica e mais de 100 comunicações orais e escritas em 40 encontros científicos nacionais e internacionais.
As suas principais áreas de investigação são:
- Hidrogeologia e hidrogeoquímica: elaboração de modelos conceptuais de aquíferos em terrenos vulcânicos e sedimentares; análises e interpretação de dados físico-químicos e isotópicos de águas de chuva, águas subterrâneas e gases dissolvidos.
- Geotermia: avaliação do potencial geotérmico de aquíferos sedimentares profundos, através de estúdios geológicos, hidrogeológicos e geoquímicos. Desenvolvimento de trabalhos - de exploração geotérmica em zonas vulcânicas.
Risco vulcânico: colaboração na cartografia de perigosidade vulcânica e em programas geoquímicos de vigilância. Desenvolvimento e coordenação de programas educativos para a redução do risco vulcânico.