Notícias

Workshop “Processos Ambientalmente Sustentáveis na Recuperação de Metais Críticos”

biocriticalmetals
No passado dia 6 de junho de 2016, no âmbito do projeto BioCriticalMetal, decorreu um Workshop sobre “Processos ambientalmente sustentáveis na recuperação de metais críticos”, que teve lugar no Auditório do Edifício Central da Universidade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O workshop, que envolve a recolha de micróbios em várias minas, nomeadamente em Portugal e na Argentina, abordou temáticas em torno das alternativas inovadoras à extração de recursos, numa altura em que a preocupações ambientais imperam, mas, ao mesmo tempo, as matérias-primas atingem preços recorde.

No evento teve presente Vítor Correia, da Federação Europeia de Geólogos, Mafalda Oliveira (Somincor – Lundin Mining) e Jorge Carvalho (EDM) e, naturalmente, Paula V. Morais, que lidera o projecto BioCriticalMetals na Universidade de Coimbra.

Paula Morais, coordenadora do projecto, explica que o BioCriticalMetals foca-se em encontrar alternativas aos processos químicos de obtenção de metais, desenvolvendo processos “verdes” baseados na actividade biológica, ou seja, utilizar microorganismos eficazes para a captação de metais pesados.


A investigadora da FCTUC adianta que a equipa de cientistas já identificou um conjunto de micróbios com potencial, mas pretende ir mais além. “Queremos recolher e explorar mais espécies, com o objetivo de desenvolver biossensores para detetar e biofiltros para obter e recuperar metais críticos, tema que se enquadra dentro de um dos pilares europeus de desenvolvimento de estratégias alternativas para as matérias-primas”, assinala. Esta abordagem biotecnológica, proposta pela equipa que integra a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, a Beralt Tin e a Geoplano, é “relativamente barata e de simples aplicação”, afirma Paula Morais.

MAIS INFO [+]

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa