Notícias
À Descoberta do Geoparque Algarvensis: entrar no geoparque sem sair de casa
O primeiro webinar do XLI CAP – Curso de Atualização de Professores em Geociências juntou 104 participantes para conhecer a geodiversidade do Aspirante Geoparque Algarvensis. O próximo webinar é no dia 18 de setembro e ainda pode fazer a sua inscrição aqui.
Cristina Veiga-Pires, coordenadora científica do Aspirante Geoparque Algarvensis, abriu a janela para o território do geoparque com uma apresentação sobre as dimensões que o constituem, incluindo o património geológico, o património cultural e a biodiversidade.
Os participantes ficaram, assim, prontos para pisar o território do geoparque e conhecer os seus recantos, com as apresentações que se seguiram. Paulo Fernandes, da Universidade do Algarve (UALG) descreveu tudo aquilo que se sabe sobre a Geologia da serra algarvia. Delminda Moura, também da UALG, descodificou as formações geológicas do planalto do Escarpão e Desidério Baptista e Ana Paula Silva (ambos da UALG) percorreram as diferentes paisagens do geoparque Algarvensis.
A fechar, Hélder Pereira, da Escola Secudária de Loulé, e Sónia Oliveira, do Centro de Investigação Marinha e Ambiental – CIMA da UALG, apresentaram modelos que permitirão levar o geoparque para a sala de aula e elucidar os alunos sobre processos como as correntes de turbidez e a formação de paisagens cársicas.
Os webinars do XLI CAP realizam-se através da plataforma Zoom e constituem Ações de Formação de Curta Duração para pessoal docente.



