Notícias

APG nas Comemorações do Dia Mundial da Água na Universidade do Minho

dia da gua-uminho

No dia 22 de março, a Associação Portuguesa de Geólogos (APG) associou-se às comemorações do Dia Mundial da Água 2023, participando no Seminário organizado pelo Departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Participaram neste seminário os estudantes do 3º ano das Licenciaturas em Geologia e em Biologia-Geologia, no âmbito da UC de Hidrogeologia. O lema deste ano "Accelerating Change" visa promover o acelerar da mudança para resolver a crise da água e do saneamento. A sessão foi marcada por testemunhos de profissionais desta área temática como contributos para uma gestão adequada da água.

Este dia é celebrado anualmente, tendo como objetivo chamar a atenção para a importância da água doce e defender uma utilização e controlo sustentáveis da água potável. Esta comemoração enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (água e saneamento para todos até 2030). Em paralelo, decorre, também, uma campanha global, designada "Be the change" que tem como propósito incentivar as pessoas a mudar a forma como usam, consomem e gerem a água.

Encontra-se, igualmente, em construção a Agenda de Ação pela Água, que constitui um conjunto de compromissos voluntários de várias entidades, quer governamentais, quer empresariais e industriais, bem como de associações e da sociedade civil, destinados a proporcionar um rápido progresso nas metas da água e saneamento, acordadas internacionalmente, contribuindo, assim, para o cumprimento do ODS 6.

As metas definidas para este ODS estão longe de ser cumpridas. As disfunções ao longo do ciclo da água prejudicam a evolução positiva em todas as dimensões principais e que englobam a saúde, a fome, a igualdade de género, o emprego, a educação, a indústria, os desastres e a paz e atrasam a concretização dos vários ODS e do grande desígnio da Agenda 2030 "Não deixar ninguém para trás".

Assim, continua a ser urgente alertar para a importância deste recurso natural, implementando estratégias de preservação e restauração ambiental, que protejam o ciclo da água e melhorem a qualidade de vida das populações.

A geodiversidade, as geociências e os geólogos têm um papel fundamental na implementação destas estratégias e na exploração sustentável deste recurso geológico, contribuindo para a concretização dos ODS, em particular o que se refere à água e saneamento.

Neste sentido, a APG decidiu proclamar o ano de 2023 como o Ano da Água, dando visibilidade a este recurso, que tem uma componente invisível, a água subterrânea, chamando a atenção para as suas múltiplas utilizações e importância para os seres vivos.

Com esta iniciativa pretende-se reunir geocientistas de várias áreas de especialização para discutir os desafios atuais e aumentar a consciencialização sobre a importância da geodiversidade, geologia e dos seus profissionais para a sociedade.

Efetivamente, os geólogos são peça fundamental para tornar o Mundo melhor!

 

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa