Notícias
APG promove curso de formação no Barlavento Algarvio

A Associação Portuguesa de Geólogos continua a explorar a geologia da região algarvia, tendo promovido, entre 20 e 29 de maio de 2025, o curso de formação, subordinado ao tema "Tectónica orogénica e de rifting, e impactos de tsunami no Barlavento Algarvio".
A componente de campo decorreu durante o fim de semana de 24 e 25 de maio e levou os formandos a calcorrear praias e conhecer o Jurássico Médio e Superior da Praia da Mareta, o Carbonífero Superior da Praia do Castelejo e o Jurássico Superior, Cretácico Inferior e o Miocénico da Praia do Zavial. Um percurso que permitiu a observação de falhas normais (algumas ortogonais) e inversas, dobras, fósseis (icno e somato), dunas consolidadas (estas do Plistocénico), séries turbidíticas sin-tectónicas da orogenia Varisca e diques.
Rumamos, ainda, à Boca do Rio onde procedemos à amostragem da sequência sedimentar de enchimento da planície aluvial da Ribeira de Budens, e recolha do sedimento arenoso depositado pelo tsunami de 1 de novembro de 1755.
Esta foi uma viagem pelo barlavento algarvio, mas foi também um percurso ao longo da coluna estratigráfica, que agregou formandos e formadores numa entusiástica partilha de conhecimento e ideias.
A Associação Portuguesa de Geólogos agradece ao excelente grupo de formadores a sua sempre disponibilidade em colaborar nas nossas iniciativas formativas, bem como aos formandos que sempre nos acompanham e incentivam a fazer melhor.
Continuamos juntos a criar memórias geológicas de encher o olho e a alma.
O álbum de fotos pode ser consultado aqui.



