Últimas Notícias
AFCD a decorrer em janeiro
Decorrerão nos dias 11 e 22 de janeiro de 2025, as Ações de Formação de Curta Duração (AFCD) "Saídas de Campo: aprender a olhar e a pensar ‘fora de portas’" e "Da dinâmica interna à dinâmica externa da Terra: propostas de atividades práticas", respetivamente.
Rui Dias: "E eu costumo comparar a análise dos mapas àquelas bonecas matrioskas”
Nascido em Lisboa, é professor catedrático na Universidade de Évora, divulgador de ciências várias no Centro Ciência Viva de Estremoz e, como alguém o apelidou, um "Moisés" da Geologia portuguesa. Acha que "Portugal esteve sempre lá" nos geomomentos cruciais e anda há 20 anos a tentar entender a nossa Geologia. Ainda não conseguiu, mas já ajudou muitos a entendê-la. De Lisboa para Évora, de Évora para Estremoz e de Estremoz para todos, venham conhecer o Rui que temos hoje.
Cinco pedras portuguesas integram a lista das Primeiras 55 “Heritage Stones” da IUGS
Durante o 37º Congresso Internacional de Geologia, que decorreu de 25 a 31 de agosto na República da Coreia, foi lançada a publicação “The First 55 IUGS Heritage Stones”, dando destaque às pedras naturais classificadas pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) como Pedra Património Mundial (Heritage Stone). Esta publicação integra cinco pedras portuguesas: Mármore de Estremoz (classificado em 2017), Calcário Lioz (classificado em 2019), Brecha da Arrábida (classificada em 2022), Pedra de Ançã e Granito do Porto (classificados em 2024).